O Brasil já sabe quem terá pela frente na próxima fase da Copa do Mundo: o Japão. E, se depender da imprensa espanhola, o sinal de alerta já está mais do que ligado.
O tradicional jornal AS não economizou nas palavras ao analisar o duelo e estampou a manchete: “Brasil tem um problema”. Na visão dos espanhóis, a equipe japonesa chega como um dos adversários mais perigosos que a Seleção poderia encontrar neste momento do torneio.
O motivo? Os números falam por si. O Japão avançou após empatar em 1 a 1 com a Suécia, resultado suficiente para garantir a segunda colocação do Grupo F e marcar o encontro com a equipe de Carlo Ancelotti nos 16 avos de final. Mas o que realmente chama atenção é a fase vivida pelos japoneses. A seleção comandada por Hajime Moriyasu segue invicta na Copa e perdeu apenas uma das últimas 16 partidas disputadas. Um retrospecto que explica o respeito — e até a preocupação — demonstrados pelo jornal espanhol.
O AS também fez questão de lembrar um episódio recente que certamente ainda está fresco na memória brasileira. Em outubro, Japão e Brasil se enfrentaram em um amistoso, e os asiáticos protagonizaram uma virada impressionante. Depois de sair perdendo por 2 a 0, venceram por 3 a 2, mostrando poder de reação e muita organização.
Na avaliação da publicação, o Japão é uma equipe que “joga bem e perde pouco”, fruto do trabalho consistente de Moriyasu nos últimos anos. Mesmo sem terminar na liderança do grupo, o desempenho japonês foi suficiente para colocar a Seleção Brasileira sob os holofotes da crítica internacional.
Agora, resta saber se o alerta vindo da Espanha vai se confirmar dentro de campo ou se o Brasil mostrará que, em Copa do Mundo, favoritismo se prova é com a bola rolando.