A psicóloga Cecília Dantas, que tem um trabalho dedicado a crianças e adolescentes, em Cajazeiras, foi a entrevistada desta quinta-feira (25) do jornalístico ‘Boca Quente II’, da Rádio Difusora. A mesma falou sobre o transtorno de ansiedade, e da importância do tratamento após o diagnóstico.
Segundo ela, a ansiedade é uma forma defesa do corpo: “A ansiedade é uma emoção da gente. Assim como a gente sente raiva, medo e outras emoções. Ela é um mecanismo de defesa do corpo.”, disse Cecília, em parte da sua fala.
A ansiedade é uma reação natural do corpo relacionada à preocupação e ao medo. Ela pode se tornar uma condição psicológica quando torna-se um excesso e passa a atrapalhar atividades rotineiras. Com isso, pode-se desencadear um transtorno que leva às crises com sintomas mentais e físicos.
Após o diagnóstico do transtorno, é importante o tratamento, para que a criança ou adolescente possa levar uma vida normal, é o que aconselha a especialista.
A médica falou também sobre o acompanhamento dos pais da criança: “muitos pais passam por essa fase de negação, a gente entende. Não é fácil você receber o diagnóstico. A gente sabe o quanto é difícil. Mas ainda assim, nós estamos levando esse conhecimento e acolhendo essas famílias. É o primeiro passo, é importante acolher, entender que não é fácil, e fazer esse tratamento.”, completou.