Silvana Fernandes conquistou uma medalha de bronze nas Paralimpíadas de Paris 2024.
A atleta e medalhista paraibana de parataekwondo, Silvana Fernandes, foi citada em uma questão da prova de linguagens do Enem 2024, aplicada no último domingo (3).
Assim que soube da menção, Silvana gravou um vídeo e o publicou nas redes sociais.
“Muito feliz e honrada por ter sido tema de uma questão do Enem. Um motivo muito emocionante pra mim. E ver toda a minha trajetória no maior exame nacional, que é o Enem. Então é agradecer a eles por toda inclusão, por ter mostrando um pouquinho da minha história, a minha modalidade que é o parataekwondo, meu querido estado que é a Paraíba, minha querida cidade que é São Bento, que pra mim são sinônimos de força e determinação”, comemorou
A atleta também agradeceu pelas muitas mensagens que recebeu de pessoas que viram a referência e a compartilharam na internet.
A paraibana foi mencionada na questão 41, que contou com uma minibiografia da carreira dela.
“Silvana Fernandes: a paraibana de 21 anos é natural de São Bento e nasceu com mal formação no braço direito. Aos 15 anos, começou a praticar atletismo no lançamento de dardo. Em 2018, enquanto competia na região Norte-Nordeste, foi convidada para conhecer o paratekwondo. No ano seguinte, migrou para a modalidade e já faturou o ouro na categoria até 58 kg no Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019″.
O comando da pergunta cobrou interpretação de texto dos candidatos.
Neste ano, Silvana Fernandes conquistou a segunda medalha paralímpica (bronze) da trajetória dela. A paraibana estreou na competição em Tóquio 2020, quando também conquistou um bronze. Ela disputa a categoria K44 (atletas com amputação unilateral), até 57kg, no parataekwondo.
Jornal da Paraíba