O governo brasileiro anunciou que levará novas metas ambientais para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 29. As atualizações das metas estão alinhadas com o compromisso do Brasil em intensificar os esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover a preservação ambiental, conforme os objetivos do Acordo de Paris. A medida reflete a intenção do país de consolidar uma atuação mais efetiva na agenda climática global, com foco em sustentabilidade e adaptação às mudanças climáticas.
As NDCs representam planos de ação elaborados por cada país signatário do acordo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEEs), com o objetivo de conter o aquecimento global em até 2 °C.
Segundo o governo, os novos compromissos ambientais do Brasil no âmbito do Acordo de Paris serão apresentados às Nações Unidas pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
Alckmin liderará a delegação brasileira na Conferência sobre o Clima (COP 29), que ocorrerá em Baku, no Azerbaijão. O evento terá início na próxima segunda-feira (11) e se estenderá até o dia 22. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participará.
O Brasil será o anfitrião da próxima edição da COP, que está prevista para novembro de 2025 em Belém (PA).