A Caixa Econômica Federal teve dados de 644 chaves do PIX expostos entre os dias 24 e 25 de setembro, conforme comunicado do Banco Central divulgado nesta sexta-feira (8). Segundo a instituição, as informações divulgadas não incluem dados sigilosos, fiscais ou patrimoniais dos clientes.
De acordo com o Banco Central, os dados expostos incluíam nome do usuário, CPF, agência bancária e informações relacionadas à criação da chave PIX. A autoridade monetária afirmou que a falha foi causada por problemas pontuais nos sistemas da Caixa.
Em resposta, a Caixa Econômica Federal informou que os clientes afetados foram notificados sobre o incidente e que a situação foi corrigida rapidamente. A instituição reiterou seu compromisso com a segurança e a privacidade dos dados de seus clientes e ressaltou que continua aprimorando os critérios de segurança em seus canais, produtos e serviços.
Este é o 16º caso de exposição de dados no sistema PIX desde o seu lançamento, em novembro de 2020, conforme dados do Banco Central. A Caixa, por sua vez, afirmou que está adotando todas as medidas necessárias para evitar a repetição de falhas desse tipo.