Uma equipe do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) está na China para competir na fase global da Huawei ICT Competition 2024-2025, um dos maiores torneios universitários de tecnologia do mundo. Entre os participantes está Daniel Almeida dos Santos, aluno de Engenharia de Controle e Automação do Campus Cajazeiras, que integra o time ao lado de Luis Kilmer e Ryan Correia, do Campus João Pessoa.
A competição, que ocorre em Shenzhen até o dia 24 de maio, testará os conhecimentos dos estudantes em computação em nuvem, big data e inteligência artificial. O IFPB busca o tricampeonato na categoria Cloud, após vencer a etapa latino-americana em abril, superando equipes da Colômbia, Argentina e República Dominicana.
O professor Michel Coura Dias, mentor da equipe, destacou a preparação intensiva dos alunos: “Eles dedicaram muitas horas de estudo e reforço nos principais pontos. Temos a melhor expectativa possível e contamos com o apoio de todos”. A equipe realizará uma prova prática de oito horas, além de outras atividades durante o evento.
A participação do IFPB na competição global conta com o apoio da Reitoria, Polo de Inovação e das diretorias dos campi de João Pessoa e Cajazeiras, além da Pró-Reitoria de Ensino. O torneio reúne mais de 210 mil estudantes de 2 mil instituições em todo o mundo.
A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo através deste link.
Além do IFPB, outras duas instituições da Rede Federal estarão na China: o Instituto Federal do Tocantins (1º lugar em Redes) e o Instituto Federal da Bahia (2º lugar em Inovação).
D1 com Coisas de Cajazeiras