EUA retiram tarifa de 40% sobre produtos brasileiros após negociação com Lula

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (20) a retirada da tarifa de 40% sobre mais de 200 produtos brasileiros, incluindo carne bovina, café, açaí, cacau, banana, tomate e castanha de caju. A decisão, publicada pela Casa Branca, vale para produtos importados a partir de 13 de novembro, mesma data da reunião entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que tratou das tarifas. A medida retorna as taxas para os patamares anteriores ao tarifaço aplicado pelo governo Trump.

A ordem executiva desta quinta se aplica exclusivamente ao Brasil e cita a conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump em 6 de outubro de 2025, quando concordaram em iniciar negociações sobre o Decreto Executivo 14323. Trump destacou que “certo progresso inicial nas negociações com o Governo do Brasil” justificou a retirada das tarifas sobre importações agrícolas. A decisão segue como resultado direto dessas tratativas bilaterais, ao contrário da redução global de taxas anunciada na semana passada.

Publicidade

O governo brasileiro comemorou a medida, destacando seu impacto positivo para exportadores de café e carne. Luis Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, classificou a ordem como “excelente notícia” por restaurar competitividade no mercado americano e ajudar a estabilizar preços. A Abiec também celebrou, afirmando que “a reversão reforça a estabilidade do comércio internacional e mantém condições equilibradas para todos os países envolvidos, inclusive para a carne bovina brasileira.”

Difusora1 com informações do G1

Gostou Compartilhe..