Ferramenta do TCU vai permitir fiscalizar destinação de emendas para obras públicas

O Tribunal de Contas da União (TCU) deve lançar nos próximos meses uma ferramenta que permitirá o cidadão brasileiro a fiscalizar a destinação de recursos para obras públicas em todo o país.

A revelação foi feita por Vital do Rêgo Filho, presidente da corte de contas, em entrevista exclusiva ao jornalista Victor Paiva, do blog Poder em Debate, do Portal Correio. 

“Ele (o cidadão) vai poder acessar aquela obra, saber se está em conclusão ou em que grau está, quem foi o deputado ou senador que fez a emenda, o andamento dela. Estamos esperando concluir o trabalho do Supremo Tribunal Federal, que vai adotar critérios e normas junto com o Congresso Nacional, e vamos fazer o nosso papel que é de fiscalizar”, disse Vital.

Relação harmoniosa com os poderes

O presidente do TCU também destacou que uma das prioridades de seu mandato é estabelecer uma relação harmoniosa entre os tribunais de contas e os poderes da República.

“Criamos uma secretaria para cuidar das relações com o Congresso Nacional, os estados, os poderes da República, e essa relação institucional faz com que nós capacitemos as pessoas, possamos fazer com que o gestor não veja mais o TCU como um órgão absolutamente punitivo, nós temos que aproximar o gestor”, explicou.

Uma das formas de aproximar o TCU com os poderes municipais, segundo Vital, será a instituição de fóruns de debate com os prefeitos e gestores, iniciativa que deve começar pela Paraíba.

“Esses diálogos vão servir para que, em cada estado, a gente reúna prefeitos, gestores, para discutir acerca de necessidades que eles têm de acesso ao TCU. Nós vamos iniciar esses diálogos pela Paraíba, com previsão para abril”, revelou o presidente da Corte de Contas.

D1 com Portal Correio

Gostou Compartilhe..