Teve início nesta semana a reforma e ampliação da Maternidade Dr. Deodato Cartaxo e do Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), um investimento de R$ 19 milhões realizado pelo Governo do Estado. A obra será conduzida pela empresa vencedora da licitação e abrangerá uma área total de 3.078 metros quadrados.
A reforma inclui a demolição e reconstrução de parte da maternidade, além da modernização do Centro Cirúrgico, que passará de três para seis salas de cirurgia, totalmente renovadas e equipadas. O novo Centro Cirúrgico atenderá tanto o hospital quanto a maternidade, contando com um Centro de Parto Normal composto por cinco salas de PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto) e uma sala de estabilização com dois leitos específicos para a maternidade.
Além dessas melhorias, a reforma contempla a atualização da Central de Material e Esterilização (CME), o aumento no número de leitos na UTI adulta (de nove para dez), a implantação de uma UTI Neonatal com dez leitos, a ampliação da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) de cinco para dez leitos e a introdução de cinco leitos de UCINCA (mãe canguru). Os leitos de enfermaria também serão expandidos, passando de dezenove para vinte e oito.
A coordenadora da Maternidade, Dayanne Chrystina, assegurou à população que os atendimentos continuam normalmente em um espaço adaptado no HRC. As gestantes de Cajazeiras e região seguem recebendo atendimento, e as cirurgias estão sendo realizadas em uma estrutura preparada dentro do hospital, garantindo que a população não seja prejudicada durante o período de reforma.
A ampliação da Maternidade Dr. Deodato Cartaxo e do HRC representa um avanço significativo para a saúde pública da região, proporcionando um atendimento mais moderno, completo e humanizado para a população.
D1 com Ascom/HRC