Tendo como tema “Olhares Multiprofissionais sobre o Adoecimento Crônico: Cuidado nos Diferentes Níveis de Complexidade”, o II Simpósio Multidisciplinar Unificado promoveu a discussão de experiências e ações dos três hospitais universitários federais na Paraíba, administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O evento foi realizado remotamente, na plataforma Teams, na terça-feira (14) e quarta-feira (15).
Durante os dois dias do Simpósio, profissionais do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB-UFCG) e do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), além do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), ministraram palestras sobre intervenções realizadas nesses hospitais nas áreas de odontologia, farmácia, psicologia, educação física, fonoaudiologia, serviço social e terapia ocupacional.
A chefe da Unidade Multiprofissional do HUJB-UFCG, Nataly Cézar de Lima Lins, uma das organizadoras do evento, destacou a importância da participação dos instrutores, que se disponibilizaram para o compartilhamento de seus conhecimentos. Segundo ela, foi uma discussão tão proveitosa quanto as que ocorreram na primeira edição do evento.
Francisca Marina Furtado, psicóloga hospitalar do HUAC-UFCG e organizadora do evento, pontuou que desde 2024 ocorre o estreitamento dos laços entre as equipes multiprofissionais, principalmente do HUJB e HUAC. Ela evidenciou que a integração dessas unidades hospitalares no Simpósio proporcionou uma melhor discussão dos temas multiprofissionais.
“As discussões no Simpósio foram importantes para a reflexão sobre as nossas práticas, além de trazer um pouco das nossas angústias, mas também respostas para percebermos que muito do que conseguimos fazer é o ideal para o paciente. Mas, podemos, cada vez mais, aprimorar o nosso olhar, a nossa intervenção sobre os pacientes e seus familiares”, disse a psicóloga do HUAC-UFCG.
Palestras realizadas
HUAC-UFCG: “Manejo Odontológico das Doenças Crônicas no Ambiente Hospitalar”; “Atuação do Farmacêutico Clínico na Assistência ao Paciente com Adoecimento Crônico” e “Comunicação como Ferramenta de Humanização: O Serviço Social e a Escuta Qualificada nos Serviços de Saúde”. HUJB-UFCG: “Atuação da Psicologia Hospitalar Frente a Diagnósticos de Doenças Crônicas”; “A Contribuição da Fonoaudiologia nos Cuidados ao Paciente Crônico” e “Assistência Terapêutica Ocupacional aos Pacientes com Insuficiência Cardíaca no Contexto Hospitalar”. HULW-UFPB: “A Contribuição de Programas de Exercícios Físicos como Estratégia não Farmacológica no Manejo da Obesidade”.
Sobre a Ebserh
O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
D1 com Ascom/HUJB