O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (4) que parte do Congresso Nacional já está pensando na eleição de 2026. Em meio à crise política com o Legislativo, Lula disse que, se tudo sair como planeja, pode disputar um novo mandato. “Se preparem, porque, se tudo tiver como estou pensando, esse País vai ter, pela primeira vez, um presidente eleito quatro vezes pelos braços do povo”, declarou.
A fala foi feita durante cerimônia no Rio de Janeiro, onde o governo anunciou investimentos da Petrobras no setor de refino e petroquímica. O presidente defendeu que as divergências com o Congresso devem ser resolvidas com diálogo. “Quando tem uma divergência, é bom. A gente senta na mesa, vai conversar e resolve”, afirmou.
A crise entre Planalto e Congresso se intensificou após os parlamentares derrubarem, de forma rápida, decretos do governo sobre o IOF. O Executivo recorreu ao STF para tentar manter a validade da medida.
Durante o evento, Lula também disse que não quer “nervosismo” na relação entre os poderes e afirmou que ainda há um ano e meio de gestão pela frente. O pacote de investimentos apresentado nesta sexta soma R$ 33 bilhões e deve gerar mais de 38 mil empregos.
@politicaetc