Teve início nesta segunda-feira (26) a 9ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que segue até o dia 30 de maio em todo o país, incluindo as unidades da Justiça do Trabalho na Paraíba. A mobilização busca resolver o maior número possível de conflitos trabalhistas por meio de acordos entre as partes envolvidas.
Na Paraíba, o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região marcou o início da semana com a inauguração da sala de audiências Wellington Viana Villar, às 9h, no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) de 1º Grau, localizado no térreo do Fórum Maximiano Figueiredo, no bairro João Agripino, em João Pessoa.
Com o slogan “Menos conflitos, mais Futuro – Conciliar preserva tempo, recursos e relações”, a campanha deste ano destaca a importância da conciliação para a sustentabilidade nas relações de trabalho. A juíza Nayara Queiroz, supervisora do Cejusc, enfatizou que a semana foi cuidadosamente planejada para não apenas promover acordos, mas também incentivar a cultura do diálogo e da escuta ativa.
A magistrada reforçou que a população pode participar a qualquer momento, mesmo antes de iniciar uma ação na Justiça. “Estamos preparados para fazer dessa semana um grande mutirão de acordos, promovendo encerramentos de processos com decisões construídas pelas próprias partes”, disse.
Para participar, basta procurar a Vara do Trabalho onde o processo está tramitando ou entrar em contato com sua advogada ou advogado. A conciliação pode ser feita em qualquer etapa do processo — até mesmo antes de ajuizar a ação.
Redação D1