Camisa 10 critica postura do elenco em meio à crise no Campeonato Brasileiro e evita falar sobre renovação de contrato
Em meio à crise vivida pelo Santos no Campeonato Brasileiro, Neymar rompeu o silêncio nesta quarta-feira (29) com um desabafo contundente. Capitão e principal nome do elenco alvinegro, o camisa 10 pediu atitude do grupo e disse que o clube precisa ter “vergonha na cara” para reagir. A equipe santista soma apenas duas vitórias em dez rodadas e flerta com a zona de rebaixamento.
Apesar da fase preocupante, Neymar acredita no potencial do grupo e rechaça a ideia de que a situação seja irreversível. No entanto, ele foi direto ao responsabilizar os jogadores pela má fase e cobrou mudanças de postura imediatas.
Neymar cobra elenco e isenta torcida
— Com certeza, a gente tem elenco para isso. Óbvio que o lugar que a gente está hoje não é legal para ninguém. Os torcedores estão chateados, bravos, de estar vivendo isso novamente. Nós, jogadores, mais ainda, porque a gente sabe do elenco que a gente tem. Não é para estar nesta situação, com certeza — afirmou Neymar.
— Depende de nós. Depende somente dos jogadores. Por mais que os torcedores fiquem nervosos, bravos, eles não vão entrar em campo para solucionar nada. Somos nós que temos de ter vergonha na cara e jogar o futebol que a gente sabe. Se todo mundo jogar o que sabe, com certeza o Santos pode estar lá em cima — completou o craque.
As declarações foram dadas em entrevista na reapresentação do elenco após o empate sem gols contra o Internacional, resultado que manteve o time na parte inferior da tabela.
Foco físico e medo de nova lesão
Neymar também comentou sobre sua recuperação física após duas lesões na coxa esquerda em um curto período desde sua volta ao Santos. O jogador revelou que, mesmo estando próximo de atuar os 90 minutos, ainda sente receio de se machucar novamente.
— Óbvio (dá medo no retorno). Quem já passou por uma situação ruim já sabe. O Lasmar [médico da seleção brasileira] já tinha me comunicado que eu teria muitas lesões. ‘Isso não pode te afetar psicologicamente’. Me preparei muito. Por mais triste que seja, tive de me preparar bastante. Com certeza, nesses jogos eu venho poupando, escolhendo as jogadas certas para fazer. Dá aquele medinho de sentir de novo. E é uma coisa que eu não quero. Mas não é algo que eu controlo. Faz parte — explicou.
O atacante reforçou que vem trabalhando intensamente para atingir 100% da forma física e contribuir com o time na sequência da temporada.
Renovação em aberto e Mundial à vista
Com contrato válido até 30 de junho, Neymar evitou comentar qualquer possibilidade de renovação. Ele afirmou que só se pronunciará sobre o tema após os próximos dois jogos do Santos, contra Botafogo e Fortaleza.
— Fortaleza é o último jogo antes do fim do meu contrato. Até lá não vou falar nada — declarou, de forma sucinta.
O Santos disputará a Copa do Mundo de Clubes no dia 12 de junho, torneio que pode marcar a última grande competição de Neymar pelo clube caso a renovação não seja concretizada.
Situação no Brasileirão
O Santos ocupa atualmente a 16ª colocação no Campeonato Brasileiro, com apenas nove pontos conquistados em dez partidas. A equipe volta a campo neste domingo (2), quando enfrenta o Botafogo fora de casa, buscando a reabilitação para fugir do Z-4.
Com Neymar recuperando ritmo de jogo e liderando dentro e fora de campo, a torcida espera que o apelo por “vergonha na cara” sirva de estopim para uma reação que ainda parece distante.
Difusora 1