O Novembro Azul reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que já matou 283 homens na Paraíba em 2025. Dados da SES apontam 366 mortes em 2024 e 354 em 2023. Exames como PSA e toque retal, recomendados a partir dos 50 anos (ou 45 em casos específicos), são fundamentais para aumentar as chances de cura.
A Secretaria de Saúde do Estado, por meio da Coordenação Estadual de Saúde do Homem, incentiva os homens a procurarem as Unidades de Saúde da Família para realizar os exames. Segundo Hélio Soares, coordenador estadual, a SES também trabalha na qualificação de profissionais da Atenção Primária à Saúde, cobertura de 93,52% do estado, e no fortalecimento da política de cuidado à população masculina. “Entre as principais estratégias estão a orientação dos profissionais, a busca ativa e a inserção dos homens nas ações de saúde promovidas pelos municípios”, afirmou.

A campanha inclui formação para trabalhadores do SUS sobre masculinidades e paternidade, com turmas em João Pessoa, Patos e Campina Grande. Hélio destaca ainda ações de testagem rápida de HIV, hepatites e sífilis, aferição de pressão arterial e práticas integrativas, reforçando a importância do autocuidado e de hábitos de vida saudáveis. “Essa participação contribui para vínculos familiares mais fortes e saudáveis, e reforça o reconhecimento do homem também como sujeito de cuidado”, disse.
Difusora1 com informações do ClickPB



