Tovar confirma saída do PSDB e anuncia filiação ao MDB em meio às articulações para 2026

O deputado estadual Tovar Correia Lima confirmou, nesta terça-feira (27), que deixará o PSDB para se filiar ao MDB durante a próxima janela partidária, prevista para ocorrer nos próximos 30 ou 40 dias. A decisão foi anunciada durante entrevistas concedidas à Rádio CBN João Pessoa e à CBN Paraíba e está diretamente ligada às articulações políticas para a formação das chapas proporcionais com foco nas eleições de 2026.

Segundo o parlamentar, a mudança de legenda segue uma estratégia coletiva do grupo político ao qual pertence, que vem construindo duas chapas proporcionais: uma pelo PSD e outra pelo MDB. Tovar ressaltou que sempre atuou de forma alinhada às decisões do grupo e que essa coerência política foi determinante para a escolha do novo partido.

“Eu sempre fui um homem de grupo, muito ligado e aliado ao meu grupo político. Tinha duas opções de migração partidária, do PSDB para outra legenda, e dentro dessa construção coletiva, estamos formando duas chapas para a campanha proporcional”, afirmou o deputado.

Além de confirmar a futura filiação ao MDB, Tovar também anunciou que participará do evento do PSD marcado para a próxima sexta-feira (30), às 10h, em Campina Grande. Na ocasião, o presidente estadual da legenda, Pedro Cunha Lima, deverá oficializar o apoio à pré-candidatura do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), ao Governo da Paraíba.

De acordo com Tovar, o grupo político formado por lideranças como Pedro Cunha Lima, Romero Rodrigues e o ex-senador Cássio Cunha Lima deverá se alinhar a uma candidatura ao governo estadual pelo MDB, em articulação com o senador Veneziano Vital do Rêgo. O parlamentar destacou que esse alinhamento já vem sendo discutido em reuniões e diálogos com diversas lideranças, incluindo os deputados Anderson Monteiro, Romualdo Quirino e Filipe Leitão, que também deve migrar para o MDB.

Durante o evento em Campina Grande, além do anúncio de apoio, está prevista a entrega de uma carta de propostas e compromissos elaborada pelo PSD, que será apresentada e debatida com Cícero Lucena. Segundo Tovar, o documento é resultado de um processo de diálogo político que busca consolidar uma aliança em torno de um projeto comum para o estado.

Com a saída do PSDB, Tovar Correia Lima reforça o movimento de reorganização partidária no cenário político paraibano, sinalizando um reposicionamento estratégico de grupos tradicionais de olho nas disputas futuras, tanto no campo proporcional quanto na corrida pelo Governo do Estado.

Redação D1

Gostou Compartilhe..