O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), nessa quarta-feira (16), deu um passo significativo na modernização de sua infraestrutura tecnológica, transferindo seus servidores para um novo ‘Data Center Backup’ em João Pessoa. A migração se deu do Fórum Eleitoral Desembargador José Martinho Lisboa para a Dimenoc Soluções de Informática Ltda – Hostdime.
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), José Vinícius Veloso Alves, a ação visa aumentar a segurança e disponibilidade dos serviços. “O Tribunal optou por transferir parte dos servidores para um Data Center Backup que segue padrões internacionais de qualidade; as novas instalações oferecem sistemas especializados de climatização, que mantêm a temperatura e a umidade em níveis ideais, além de uma robusta proteção contra incêndios; a redundância elétrica é garantida com nobreaks e fontes de energia alternativas, assegurando o funcionamento contínuo dos equipamentos em casos de falhas na rede elétrica” asseverou o secretário.
Para o coordenador de Infraestrutura (Coinf), Sylvio Rogério Soares do Nascimento, outros benefícios da migração são o controle de acesso com biometria e monitoramento por câmeras 24 horas, garantindo maior segurança para os dados e equipamentos. “A escolha da localização também foi estratégica, situando o novo Data Center a curta distância do prédio principal do TRE-PB, o que facilita o acesso em situações de emergência e reduz custos com deslocamento e manutenção dos links de dados; a proximidade assegura intervenções rápidas e efetivas, fundamentais para a alta disponibilidade dos serviços, minimizando o tempo de inatividade; a contratação também busca a otimização de uso de recursos financeiros, pois contratamos um serviço especializado que tem expertise na área e oferecerá um ambiente certificado em padrões internacionais, que se optássemos por replicar em nosso ambiente, teria um custo de investimento superior a 3,5 milhões de reais, já a contratação custará menos de 1/10 desse valor por ano”, ressaltou Sylvio Rogério.
A nova estrutura melhora a conectividade com o Data Center principal por meio de links de fibra óptica dedicados, que garantem comunicação rápida e estável, além de suporte a grandes volumes de dados. Com essa mudança, o TRE-PB reforça seu compromisso com a modernização e a proteção dos seus sistemas, adotando soluções de tecnologia que aumentam a confiabilidade e eficiência dos serviços oferecidos à sociedade.
D1 com Ascom/TER-PB