O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, inaugurou nesta quarta-feira (11) as obras de recuperação e modernização da Barragem de Engenheiro Ávidos, localizada no município de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. A solenidade marcou um importante avanço no Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e reforça o compromisso do Governo Federal com a segurança hídrica do Nordeste.
A inauguração fez parte da programação do roteiro Caminho das Águas, que tem como objetivo acompanhar o andamento das obras hídricas associadas ao PISF em estados nordestinos. O evento contou com a presença do governador da Paraíba, João Azevêdo, além de deputados estaduais e federais, prefeitos da região e lideranças políticas locais.
Antes da cerimônia em Cajazeiras, o ministro Waldez Góes iniciou a agenda com uma visita técnica ao Ramal do Salgado, em Ipaumirim, no Centro-Sul do Ceará. Essa obra, ainda em fase inicial, é uma das estruturas complementares ao Projeto de Integração e vai beneficiar mais de 5 milhões de pessoas em 54 municípios cearenses com abastecimento de água regular.
Em seguida, a comitiva se dirigiu à cidade paraibana de Cajazeiras, onde aconteceu a entrega oficial das obras da Barragem de Engenheiro Ávidos, também conhecida como Barragem de Boqueirão de Piranhas. A estrutura passou por um amplo processo de recuperação e modernização, que ampliou sua capacidade de armazenamento para 294 milhões de metros cúbicos de água.
A barragem é considerada uma infraestrutura estratégica dentro do PISF, pois será responsável por receber e armazenar as águas do Rio São Francisco que chegam à Paraíba e, posteriormente, garantir o abastecimento de regiões do Rio Grande do Norte por meio do Rio Piranhas. Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), 97% da obra que permitirá a chegada das águas do PISF à Engenheiro Ávidos já está concluída.
O investimento total na recuperação da barragem chega a R$ 34,3 milhões, dos quais R$ 15,4 milhões foram executados entre os anos de 2023 e 2026, consolidando o compromisso da atual gestão com a segurança hídrica e o desenvolvimento regional.
A cerimônia de inauguração foi prestigiada por diversas autoridades, incluindo os deputados estaduais Chico Mendes e Júnior Araújo; e os prefeitos Bal Lins (São José de Piranhas), Corrinha Delfino (Cajazeiras), Alyson Francisco (Cachoeira dos Índios), Aldo Andrade (Bernardino Batista), Luiz Claudino (São João do Rio do Peixe), Ceninha Lucena (Bonito de Santa Fé), Marcos Eron (Monte Horebe), Vicente Neto (Serra Grande), Denise Bayma (Bom Jesus) e João Neto (Aparecida).
O roteiro Caminho das Águas seguirá com visitas técnicas e inaugurações nos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, com foco no monitoramento e na ampliação da infraestrutura hídrica do semiárido nordestino, promovendo desenvolvimento sustentável e inclusão social por meio do acesso à água.
Redação D1