A Paraíba aderiu à mobilização nacional “Escolas Livres da Dengue – Semana Nacional de Mobilização nas Escolas”, promovida pelos Ministérios da Saúde e da Educação. A ação, que começou na segunda-feira (17) e segue até 21 de fevereiro, visa envolver estudantes, profissionais da educação e a comunidade no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. As atividades continuarão até 11 de abril.
No estado, todos os 223 municípios participam do Programa Saúde na Escola (PSE), beneficiando 3.442 escolas e 685,2 mil alunos. A iniciativa prevê atividades educativas como identificação e eliminação de criadouros do mosquito, aulas sobre sintomas das doenças e impactos das mudanças climáticas, além de gincanas, teatros e concursos para incentivar o engajamento dos estudantes.
Além das escolas, famílias e comunidades também serão mobilizadas para reforçar a prevenção. Entre fevereiro e abril, serão realizadas feiras de ciências e rodas de conversa com profissionais de saúde sobre os riscos do mosquito.
O aumento de casos de dengue no Brasil justifica a intensificação dessas ações. Entre julho e dezembro de 2024, foram notificados 323.246 casos prováveis da doença, um aumento de 30,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O objetivo da campanha é envolver 80% das escolas que participam do PSE, impactando 15 milhões de estudantes e suas comunidades, fortalecendo a prevenção e a conscientização sobre saúde pública.
D1 com @politicaetc